Institucional

A escolha da denominação “CISNE” para identificar a nova Faculdade, foi pautada pelo simbolismo de pureza, leveza, elegância, equilíbrio, grandeza, otimismo e também a qualidade.

O CISNE nos remete às nossas capacidades intuitivas e cognitivas. “Sempre buscamos essa excelência para melhorar a vida de nossos irmãos”, destacou o Bispo Dom Adélio ao sugerir o nome.

O que faz uma ideia permanecer por tanto tempo, circulando entre inúmeras obras de dança, de literatura, de metáforas de superação e qualidade, desde os tempos das mitologias gregas até os tempos atuais?

Essa ideia de que falamos não é uma teoria, um tema, um conto. Trata-se de uma das figuras mais canônicas, o “CISNE”, presente na memória contemporânea em regimes de significação que enunciam, metafórica e metonimicamente, formas de representar o conceito de qualidade em situações técnicas, acadêmicas, políticas e sociais específicas.

Na literatura medieval dos séculos XII, XIII e XIV, o CISNE aparece citado no “Ciclo das Cruzadas”, através das histórias do “Cavaleiro do CISNE” (La Naissance du chevalier au cygne), sobre as quais se atribuía uma origem mítica ao cavaleiro Godefroy de Bouillon, herói das cruzadas e conquistador de Jerusalém. Desde o século XII, o cavaleiro misterioso – vinculado à imagem do CISNE que agia em prol da defesa dos inocentes – sendo que a nova IES tem uma proposta clara de contribuir com a inclusão e inserção dos menos favorecidos no Ensino Superior, instalando-se em uma região notadamente carente e praticando valores das mensalidades significativamente menores do que as praticadas pelo mercado.

A Faculdade CISNE tem o slogan:

Cumtarum Institutum Scientiarum Novae Étatis”

(Construindo um novo tempo para a Ciência).

A Instituição entende a educação como uma necessidade e prioridade na formação do indivíduo, uma vez que pode contribuir para garantir a continuidade e a própria renovação de sua cultura, além de novas perspectivas profissionais e salariais.

Por isso, a CISNE propõe formar profissionais competentes e gerar desenvolvimento regional através da valorização da ciência, tecnologia e educação, bem como a difusão e preservação da cultura e a promoção do bem comum.

A filosofia que norteia a CISNE é exatamente a de possibilitar à população menos favorecida o ingresso à educação superior de qualidade.