Logotipo VLibras VLibras 
O conteúdo desse website pode ser acessível em Libras usando o VLibras

8 dicas para reconhecer e desenvolver seus talentos

Posts

8 dicas para reconhecer e desenvolver seus talentos

12 de dezembro de 2018 - Atualizado em 12 de dezembro de 2018 ás 14:23

O desenvolvimento do seu talento, mostra-se ação fundamental para que seja um profissional de qualidade, com crescimento e reconhecimento, o que gera valorização e consequente sucesso profissional.

A ação de desenvolver talento não é tão simples como pode parecer, nem tão difícil como se pode imaginar.

Listamos abaixo algumas dicas que podem ajudar o desenvolvimento do seu talento.

1- Quais suas habilidades?

É essencial que você reconheça e saiba identificar, as suas habilidades. Dessa forma será possível desenvolver ações para aprimorar seu talento. Durante o processo de reconhecimento, a autoavaliação e consequente autoconhecimento, será fundamental para perceber seus pontos fortes e aqueles que devem ser melhor desenvolvidos.

2- O que você gosta de realizar?

Faça uma lista das atividades que mais gosta de realizar no trabalho e na vida pessoal. Com esse simples exercício você vai poder notar o que ainda precisa ser melhorado, principalmente se a sua intenção for o desenvolvimento do seu talento profissional.

Depois faça um planejamento dessas atividades. Coloque metas (estabeleça prazos), sem que você se sobrecarregue, para não gerar um indesejável sentimento de frustração. Faça uma autoavaliação para saber qual tarefa está sendo desenvolvida satisfatoriamente e qual precisa melhor.

Muitas vezes percebemos que não gostamos de certas atividades, porém temos talento para aquilo. Pense em algo que você não precisa se esforçar para fazer. Isto vai ajudar na identificação do seu talento.

3- Você já conhece o seu mercado de trabalho?

Procure entender o mercado de trabalho em que você está inserido e quais as exigências para os profissionais, depois compare com a sua avaliação de desempenho, seus pontos fortes e aqueles que precisam ser desenvolvidos. Esse exercício irá proporcionar o conhecimento fundamental do contexto em que atua, principalmente das suas exigências.

4- Peça ajuda aos colegas para reconhecer seu talento

Peça ajuda aos colegas profissionais e também familiares para que eles apontem as suas potencialidades, aquilo que você faz muito bem e o precisa ser melhorado. A visão externa imparcial é uma das maneiras de identificar o nosso talento. A sua avaliação final ganhará uma nova perspectiva de interpretação.

5- Avalie seu passado para projetar o futuro

Faça uma análise honesta do seu passado. Lembre da sua infância, daquilo que gostava de fazer, dos elogios que as pessoas lhe davam, o talento que elas identificavam em você e compare com a sua autoavaliação. Esse exercício irá contribuir para sua análise e conclusão que irão contribuir para o desenvolvimento do seu talento.

6- O que você sente prazer, ao realizar ?

Faça uma relação de atividades que lhe deram prazer e/ou vitórias profissionais, que você se orgulha de ter realizado, nas quais você foi bem-sucedido. Entenda as suas potencialidades que levaram ao êxito. Essa atividade lhe deu prazer? Foi estimulante?

7- Aceite novos desafios

Aceite desafios, tente resolver problemas que não fazem ou nunca fizeram parte do seu cotidiano. Você poderá reconhecer outros talentos que, provavelmente, jamais tenha percebido que tinha. Acredite em seu potencial e aposte no seu desenvolvimento profissional, busque o crescimento constante.

8- Atualize-se constantemente

É fundamental que você invista em si próprio, realizando cursos de qualificação e especialização profissional, principalmente aqueles que estejam focados no desenvolvimento das potencialidades que surgiram da sua autoavaliação. Aprimore suas qualidades sempre e seu talento será sempre desenvolvido, tornando-o uma pessoa e um profissional competitivo, valorizado e de muito sucesso.

Agora que você já sabe maneiras de reconhecer e desenvolver ainda mais seus talentos, se você mora no interior do Ceará, já pensou em desenvolver esses talentos em uma faculdade com cursos de bacharelado, tecnológicos, pós graduações , que tem uma excelente infraestrutura, é bem avaliada pelo MEC e por seus alunos e que aposta e apoia o desenvolvimento regional?

Conheça a CISNE – Faculdade de Quixadá e os cursos oferecidos.


Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Cisne - Faculdade de Quixadá e Cisne - Faculdade Tecnológica de Quixadá a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

OK