Chove no Sertão é o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Faculdade Cisne NEP – Chove no Sertão

Pesquisar é a ação que permite construir conhecimento novo, novas técnicas, assim como, criar ou explorar novas realidades. Para Demo (2000, p. 33), “Na condição de princípio científico, pesquisa apresenta-se como a instrumentação teórico metodológica para construir conhecimento”.

Sendo a Pesquisa um dos pilares da atividade universitária, o Núcleo de estudos e pesquisas da Cisne quer contribuir trazendo a tona, a  relevância, os sentidos e rumos do conhecimento sobre construções seculares estereotipadas que giram em torno do Nordeste brasileiro e buscar o nunca tocado.

Esta proposta é essencial para darmos novos rumos aos ambientes que compõem nosso complexo Nordeste. Rural ou  urbano, onde o semiárido catingueiro sertanejo, com suas riquezas, histórias, culturas  incríveis, caminha desde a colônia  com o litoral da  maior costa, das regiões brasileiras.

Criando e recriando o Nordeste, o grande desafio de nossas pesquisas, que tornou-se seu principal objetivo é conhecer para poder desenvolver. Nosso Nordeste precisa de novas e apropriadas políticas de desenvolvimento, e, o conhecimento científico e tecnológico, consciente e contextualizado pode fazer a diferença.

Desse modo, o NEP Chove no Sertão propõe ativar a pesquisa e sempre que oportuno fortalecer os eixos ensino, pesquisa e extensão na Faculdade Cisne de Quixadá, no sentido de contribuir efetivamente para o desenvolvimento de nosso Nordeste.

Faça a Solicitação