Logotipo VLibras VLibras 
O conteúdo desse website pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Como resolvemos o problema da desvalorização profissional

Posts

Como resolvemos o problema da desvalorização profissional

12 de dezembro de 2018 - Atualizado em 12 de dezembro de 2018 ás 14:33

Não há nada pior para um profissional do que a sua desvalorização. Isso significa não receber um elogio por um trabalho realizado, por uma proposta implementada na empresa ou ser reconhecido financeira e profissionalmente.

A desvalorização profissional gera graves consequências. A primeira delas é a desmotivação, que acarreta outras, como a baixa produtividade, queda na qualidade da sua produção e, por fim, o aumento da possibilidade do desemprego e a sua saída do mercado de trabalho.

A motivação é intrínseca, por isso emerge de dentro da pessoa a vontade de realizar e conquistar objetivos. Mas quando ocorre a desvalorização profissional o processo é inverso, com desmotivação, baixo desempenho profissional e cada vez menos oportunidades na empresa e no mercado.

O que é desvalorização profissional?

A desvalorização profissional é algo destrutivo e – acredite – contagiante. Todos os demais colegas de trabalho, principalmente os mais próximos, de maior convívio, podem ser contagiados pela desmotivação de um profissional. As consequências desse fato geralmente são arrasadoras e, em grande escala, comprometem o desempenho da empresa como um todo.

É salutar que os gestores de grupo fiquem atentos à essa situação. Gestores reconhecidamente competentes são aqueles que conseguem deixar seu ambiente de trabalho coeso, focado e motivado. A desvalorização profissional, infelizmente presente em demasia no mundo do trabalho, é o inimigo número um dos gestores, que devem ter consciência disso e buscar ações que propiciem a motivação da sua equipe, independentemente do tamanho e da atividade que execute.

Como nós resolvemos o problema da desvalorização profissional.

Nesse cenário, existe mais uma pessoa capaz de acabar com a sua desvalorização profissional que, provavelmente, é a mais importante: você mesmo.

Se você está sendo um profissional desvalorizado, não piore as coisas. Reaja imediatamente. Pratique ações constantes no intuito de mostrar aos gestores, aos seus colegas, a sua competência e a excelência de seus serviços. A valorização começa a se tornar realidade com essas ações.

O seu sentimento de profissional desvalorizado pode ser aflorado por seu chefe, diretor ou gestor, que não reconhece seu trabalho. Reaja e mostre-se! Tenha confiança no seu potencial e foco nas suas metas.

  1. Comece um novo curso de graduação
  2. faça uma pós-graduação,
  3. escolha uma nova especialização.
  4. Faça cursos abertos e mostre que é um profissional dinâmico e em busca de qualificação constante.

Informar aos gestores que está em busca de maior qualificação é uma ótima forma de mostrar que você está disposto a contribuir e se tornar um profissional completo e cada vez mais valorizado no mercado. Você passará a ser referência em assuntos novos da sua área para seus próprios gestores e colegas.

Leve informações obtidas em cursos de especialização, qualificação profissional, para o ambiente da sua empresa, do seu escritório. Seja uma referência em informação e conhecimento. Profissionais que detém o conhecimento dão um passo à frente para a valorização profissional

Mostre seu valor

Envie um e-mail semanal para a direção da sua empresa: comente de forma rápida como foi a sua semana, os desafios propostos, as dificuldades encontradas e os resultados alcançados.

Comente, também, como foi a sua atuação, as ações que desenvolveu. Informe as dificuldades e, com detalhes, relate a ajuda que precisa para que seu trabalho seja ainda melhor. Mostre-se focado e determinado em fazer o melhor.

A ousadia e a motivação para buscar a sua valorização profissional são fundamentais para o reconhecimento e valorização profissional.

Não se esqueça: o seu foco, determinação, qualificação e conhecimento são seus principais aliados.

Agora que você já sabe como resolvemos o problema da desvalorização profissional, que tal conhecer os cursos oferecidos pela CISNE – Faculdade de Quixadá e começar ou reiniciar agora mesmo, sua escalada para o sucesso?


Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Cisne - Faculdade de Quixadá e Cisne - Faculdade Tecnológica de Quixadá a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

OK