Como se valorizar profissionalmente

Posts

Como se valorizar profissionalmente

1 de novembro de 2018 - Atualizado em 1 de novembro de 2018 ás 14:31

O profissional que almeja o  sucesso profissional e ser bem pago por seu trabalho deve buscar constantemente pelo conhecimento, pelo desenvolvimento de novas habilidades e saber destacar isso para ser valorizado.

Neste artigo iremos dar  dicas de como se valorizar profissionalmente,evoluir  e construir uma boa carreira.

Ter uma boa reputação

Reputação nada mais é do que um conceito ou uma opinião pública  em relação a algum assunto.

Aspecto importante, pois devemos pensar que um trabalho quando pode bem feito, colher os frutos no futuro.

Exemplo:

Realizei um bom trabalho na empresa Dell Technologies , especializada em softwares no cargo de estagiário , quando ainda estava na Universidade, porém almejo um cargo maior na Microsoft, empresa conhecida mundialmente no mundo de softwares. Não é fundamental  ter boas referências? O recrutador da Microsoft que quer te contratar pode pedir referências com o chefe da Dell para saber como foi o seu trabalho e a sua conduta no trabalho anterior. Se o trabalho foi mal feito ou você tinha relacionamento ruim com as pessoas , isso pode prejudicar o ingresso no cargo e na empresa que tanto almeja.

1- Evoluir com as experiências

         Se você já trabalha em algum lugar. observe um ponto fundamental para o sucesso profissional que é extrair o máximo d experiência de trabalho dos outros colegas com mais tempo na empresa, realizando perguntas que te ajudem a resolver problemas, ,esclarecendo as dúvidas.

Observar também como as coisas estão sendo feitas e procurar maneiras mais simples de realizá-las, melhorando o funcionamento da empresa em que se está trabalhando, isso aumentará seu valor perante seus superiores

         Em alguns lugares tanto na capital do Ceará como no interior, temos acesso a eventos que possibilitam que os participantes conversem com outros profissionais da área, troque ideias e isso possibilita que o profissional trabalhe em cima do erros que possivelmente esteja acontecendo e evolua profissionalmente.

          NO interior do Estado, a frequência desses eventos é menor, mas as universidades locais como a CISNE, promovem eventos acadêmicos, onde você pode tirar proveito desta oportunidade.         

2. Eleve sua Auto-Estima

         Como está a sua auto-estima? Se estiver baixa, diminui as chances de uma contratação.É  preciso acreditar em você , buscar capacitação , mentalizar que  é possível fazer acontecer,  para que o sucesso seja uma consequência de suas ações.

          Há profissionais que estão fora do mercado há mais de um ano e que participam de inúmeras entrevistas mas conseguem ouvir o tão desejado SIM. Este é um fator que faz com que o candidato se sintam desmotivados de alguma forma, pois ao mesmo tempo que ele precisa estar ativo, adquirindo  experiência, é importante também ter uma renda mensal para sobreviver.

3. Busque Capacitação e Destaque suas experiências

          Valorizar-se profissionalmente passa também por destacar no CV (currículo vitae) sua formação ,experiências, participação em cursos  e também as suas principais habilidades e qualidades dentro da área desejada.

Ter um curso superior é fundamental para quem quer estar atuante no mercado de trabalho.

4. Cuide de si mesmo

    Automotivação é importante na busca da valorização de si mesmo como profissional. Pratique algum esporte, faça exercícios físicos para ajudar a elevar seu astral . É comprovado cientificamente que exercitar-se produz hormônios responsáveis pela alteração do humor.

Além de ficar mais saudável, melhorar o funcionamento do corpo e da mente, terá mais ânimo para encarar os desafios. Isso influencia diretamente no seu comportamento, ajudando-o a se destacar na empresa em que trabalha e nos seus relacionamentos em geral.

5. Valorize-se financeiramente e intelectualmente

Imagine a seguinte situação: Um profissional dedicado e bem qualificado sempre em busca de desenvolvimento,

formado em uma boa universidade, com grande expertise e uma empresa o oferece em uma entrevista de emprego, R$ 1.500 de salário mais benefícios. Seria viável aceitar esta proposta ?  Analise o mercado, as possibilidades e sua necessidade.

Por fim, Domenico, um famoso filósofo italiano , criador do Ócio Criativo traz uma citação importante sobre como valorizar-se profissionalmente:

“ Queiramos ou não , devemos saber que o único tipo de emprego remunerado que permanecerá disponível com o passar do tempo será o de tipo de intelectual criativo. Para quem não estiver preparado para isso, o futuro será sinônimo de desemprego, a não ser que ele adote um novo modelo de vida”.

DOMENICO DE MASI

Neste artigo abordamos alguns assuntos importante sobre como valorizar-se profissionalmente, resumindo:

1. Boa reputação

É importante ter uma boa imagem no mundo corporativo, pois sem ela dificilmente conseguiremos obter sucesso.

2. Evoluir com as experiências

  Bons relacionamentos e trocar ideias com outros profissionais faz parte da evolução pessoal e profissional.

3. Busque Capacitação e destaque suas experiências

É fundamental investir em uma educação superior e cursos para melhorar sua qualificação, destacando isso em seu currículo.

4. Eleve sua Auto- estima

  As empresas jamais irão contratar um profissional desmotivado, é necessário estar sempre de bom astral para que tudo flua bem durante a entrevista.

5. Cuide de si mesmo

Praticar atividade física e ter uma boa alimentação fará com que você tenha saúde e energia para dar o melhor de si onde estiver.

6. Sucesso financeiro

Quando se faz um bom trabalho, o  salário deve ser proporcional as suas qualidades, habilidades e competências.

Agora que você já sabe como se valorizar profissionalmente, conheça os cursos de graduação oferecidos pela Faculdade Cisne.


Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Cisne - Faculdade de Quixadá e Cisne - Faculdade Tecnológica de Quixadá a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

OK