Logotipo VLibras VLibras 
O conteúdo desse website pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EVENTO IV SEMANA ACADÊMICA DO SERVIÇO SOCIAL


ENCERRADO

PROGRAMAÇÃO


Dia: 13/ Maio/ 2019

14:00h – Entrega DIP (Assistente Social Sheila Gonçalves – NUCRESS)
Local: Casa dos Saberes Cego Aderaldo

16:00 – 18:00h – Mini Curso
Conhecendo histórias, afinando r-existências: povos indígenas racismo e Serviço Social no Brasil
Profa Me Iara Fraga – Faculdade CISNE
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2011) e mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2017). Atualmente é Doutoranda em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como como assistente social junto as políticas de assistência social (CENTRO POP), e de promoção, proteção e defesa de direitos humanos (PEPDDH e CEDECA).
Profa Me. Renata Catarina Costa Maia – FUNAI
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2014); mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição (2016); pesquisadora do Núcleo Trabalho, Ambiente e Saúde (TRAMAS-UFC) e indigenista especializada da Fundação Nacional do Índio (2018). Tem experiência em Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular, com ênfase na abordagem dos direitos à terra, ao território, à água, à moradia adequada e à participação política, todos eles pautados no referencial da Justiça Ambiental.
19:00 h – Mesa Redonda – Na defesa dos direitos sociais a gente combate o racismo
Redução de direitos tem classe e cor: assistentes sociais no combate ao racismo
Profa Dra. Maria Zelma de Araújo Madeira – Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (1991), mestrado em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutorado em Sociologia pela UFC com linha de Pesquisa Pensamento social, imaginário, e religião(2009). Coordenadora Estadual de Politicas Públicas para a Promoção da Igualdade racial do Ceará (2015-2018). Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará(2004). Professora do Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão social. Coordenadora do NUAFRO- Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família da UECE. Líder do Grupo de Pesquisa Relações Etnico-raciais : cultura e sociedade da UECE.
O racismo praticado contra a população indígena
Profa Renata Catarina Costa Maia – FUNAI
Local: Faculdade CISNE


Dia: 14/ Maio/ 2019

14 às 17 Horas – IV Fórum de Estágio Supervisionado
As Competências Profissionais, a Dimensão Técnico Operativa e os Instrumentais do Assistente Social – Profa Dra. Cíntia Fonseca Lopes
Doutora em Serviço Social e Política Social pela UEL(2018), mestre em Políticas Públicas (2010) pela Universidade Estadual do Ceará e graduada em Serviço Social (2004) pela mesma universidade. Tem experiência na área de Fundamentos do Serviço Social, Movimentos Sociais e Questão Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Profissional, Competências Profissionais, movimentos sociais e lutas sociais.
Local: Faculdade CISNE

19:00h – Mesa Redonda
Reforma da Previdência “Os impactos da Reforma da Previdência e a construção da resistência dos (as) trabalhadores (as) brasileiros (as) ” – Ravena Guimarães
Assistente Social, especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará, membro da diretoria do sindicato dos Assistentes Sociais do Ceará, coordenação executiva do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS – FETSUAS/CE
A Reforma da Previdência: Suas particularidades e Repercussões – Raphael Franco Castelo Branco Carvalho
Advogado e Professor Universitário. Mestre em Direito Constitucional – Universidade de Fortaleza (2015). Pós-Graduação em Direito Previdenciário. Graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2012). Com atuação e pesquisa na área dos Direitos Sociais, em especial nos Direitos da Pessoa Idosa e Direito Previdenciário, atualmente é Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/CE (Triênio 2016/2018) e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI-Ceará), Vice-Coordenador do Núcleo de Estudos de Direito do Trabalho da Escola Superior da Advocacia e Diretor Jurídico Associação Brasileira de Alzheimer – Regional CE (Gestão 2018/2020).
Local: Faculdade CISNE


Dia: 15/ Maio/ 2019

17:30 às 18:30h – Movimento Estudantil (Discussões coordenadas pelos discentes)
Local: Faculdade CISNE

19:00 h – Extermínio da Juventude Negra
Conferencistas: Prof Dr. Luís Fábio Silva Paiva
Professor Adjunto III de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Lecionou no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2009 a 2012. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado e Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. É pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e realiza estudos sobre os efeitos sociais da violência em populações que vivem em territórios marginalizados.
Edna Carla – militante contra a violência urbana
Local: Faculdade CISNE


Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Cisne - Faculdade de Quixadá e Cisne - Faculdade Tecnológica de Quixadá a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

OK