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Gestão Comercial

Gestão Comercial

CURSOS

Gestão Comercial

Esse profissional aplica seus conhecimentos para planejar a venda de produtos ou serviços visando à maior rentabilidade e produtividade para a empresa. Ele gerencia e coordena equipes, definindo estratégias, preço e local de venda. Com sua capacidade de relacionamento, busca compradores em potencial para grandes negociações. Entende de marketing, logística, economia e tributação e intervém nas transações comerciais, determinando o preço final ao consumidor e garantindo o melhor negócio. Pode exercer o cargo de assistente comercial, de crédito, de compras, consultor de vendas e gerente comercial. Também atua como autônomo, prestando consultoria para empresas ou gerenciando o próprio negócio. Trabalha no varejo, no atacado ou como representante comercial. (Fonte: Guia do Estudante – Abril)

gestão comercial envolve estudos de economia e finanças, tecnologias organizacionais, comércio e logística, ferramentas de informática, estratégias de marketing, relações interpessoais, relacionamento com o cliente, tributação, legislação e ética, entre outros, e tem o objetivo de aumentar a qualidade, produtividade e competitividade de empresas de diversos setores, tais como serviços, varejo e atacado.

Mercado de trabalho:

O mercado para o gestor comercial continua crescendo. O profissional pode fazer carreira como vendedor, representante comercial, gerente comercial e diretor comercial. A formação do profissional permite ainda que atue em áreas de finanças e recursos humanos. Outra opção é ter a própria empresa de representação ou atuar como autônomo, prestando consultorias para lojas. (Fonte: Guia do Estudante – Abril)

Atuação no mercado de trabalho: O profissional formado por este curso poderá atuar como coordenador, supervisor e gerente de vendas de forma multidisciplinar em diversas empresas do segundo setor da economia como saúde, educação, hotelaria, indústria, prestadores de serviços, atacado, varejo, representação, entre outros.

Objetivo geral

Capacitar os alunos a serem gestores com competência para gerir e agir no sentido de reduzir os riscos ou controlar os resultados no campo dos negócios, através da construção de uma base sólida acadêmica e prática, no campo das ciências gerenciais e correlatas; bem como para atuarem na área de comércio varejista, atendendo às necessidades dos clientes, consumidores, fornecedores, parceiros logísticos e organizações governamentais e não governamentais do varejo.

Objetivos específicos

• Entender os modelos de gestão, objetivos e políticas de uma organização varejista;

• Gerir as relações com fornecedores e clientes utilizando técnicas de negociação e de venda;

• Utilizar as ferramentas de relacionamento como estratégia para a manutenção do cliente;

• Propiciar visão abrangente do processo de comercialização;

• Aplicar o processo de planejamento estratégico para as ações de marketing das organizações do varejo;

• Analisar e avaliar os produtos e serviços ofertados no mercado de vendas, identificando as oportunidades e riscos existentes por tipo de operação mercadológica.

A sustentação dessa proposta é balizada pelo aprimoramento da qualificação profissional, face às imposições das mudanças processadas pelas tendências políticas, econômicas, sociais e culturais, constantes na sociedade contemporânea. A base da proposta é constituída pelos pressupostos teóricos dos conteúdos curriculares, pelas reflexões éticas desenvolvidas ao longo do Curso e pelas diferentes e diversificadas atividades acadêmicas vivenciadas pelos discentes.

Salário médio do profissional da área:

Fonte: trabalhabrasil.com.br | Atualizado em: 12/2018

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1288.22

R$ 1610.28

R$ 2012.85

R$ 2516.06

R$ 3145.08

Média

R$ 1674.70

R$ 2093.37

R$ 2616.71

R$ 3270.89

R$ 4088.61

Grande

R$ 2177.10

R$ 2721.38

R$ 3401.72

R$ 4252.15

R$ 5315.19

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1595.58

R$ 1994.47

R$ 2493.09

R$ 3116.36

R$ 3895.45

Média

R$ 2074.26

R$ 2592.82

R$ 3241.02

R$ 4051.28

R$ 5064.10

Grande

R$ 2696.53

R$ 3370.66

R$ 4213.33

R$ 5266.66

R$ 6583.33

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1103.90

R$ 1379.88

R$ 1724.85

R$ 2156.06

R$ 2695.08

Média

R$ 1435.08

R$ 1793.85

R$ 2242.31

R$ 2802.89

R$ 3503.61

Grande

R$ 1865.60

R$ 2332.00

R$ 2915.00

R$ 3643.75

R$ 4554.69

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1109.61

R$ 1387.01

R$ 1733.76

R$ 2167.2

R$ 2709

Média

R$ 1442.49

R$ 1803.11

R$ 2253.89

R$ 2817.36

R$ 3521.7

Grande

R$ 1875.24

R$ 2344.05

R$ 2930.06

R$ 3662.58

R$ 4578.23

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1089.99

R$ 1362.49

R$ 1703.11

R$ 2128.89

R$ 2661.11

Média

R$ 1416.98

R$ 1771.23

R$ 2214.04

R$ 2767.55

R$ 3459.44

Grande

R$ 1842.08

R$ 2302.60

R$ 2878.25

R$ 3597.81

R$ 4497.26

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1682.18

R$ 2102.73

R$ 2628.41

R$ 3285.51

R$ 4106.89

Média

R$ 2186.83

R$ 2733.54

R$ 3416.93

R$ 4271.16

R$ 5338.95

Grande

R$ 2842.89

R$ 3553.61

R$ 4442.01

R$ 5552.51

R$ 6940.64

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1497.28

R$ 1871.60

R$ 2339.50

R$ 2924.38

R$ 3655.48

Média

R$ 1946.46

R$ 2433.08

R$ 3041.35

R$ 3801.69

R$ 4752.11

Grande

R$ 2530.41

R$ 3163.01

R$ 3953.76

R$ 4942.20

R$ 6177.75

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1807.42

R$ 2259.28

R$ 2824.10

R$ 3530.13

R$ 4412.66

Média

R$ 2349.65

R$ 2937.06

R$ 3671.33

R$ 4589.16

R$ 5736.45

Grande

R$ 3054.54

R$ 3818.18

R$ 4772.73

R$ 5965.91

R$ 7457.39

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 3806.19

R$ 4757.74

R$ 5947.18

R$ 7433.98

R$ 9292.48

Média

R$ 4948.05

R$ 6185.06

R$ 7731.33

R$ 9664.16

R$ 12080.20

Grande

R$ 6432.46

R$ 8040.58

R$ 10050.73

R$ 12563.41

R$ 15704.26

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 4267.60

R$ 5334.50

R$ 6668.12

R$ 8335.15

R$ 10418.94

Média

R$ 5547.88

R$ 6934.85

R$ 8668.56

R$ 10835.70

R$ 13544.63

Grande

R$ 7212.24

R$ 9015.30

R$ 11269.13

R$ 14086.41

R$ 17608.01

Requisitos Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Experiência (em anos)

Até 2

2 a 4

4 a 6

6 a 8

+ de 8

Critérios Pequeno Média Grande
Receita Bruta Anual (R$)

Até 10,5 mil

10,5 - 300 mil

+ 300 mil

Número de Funcionários

Até 99

100 - 499

+ de 499

Coordenador(a)




Nenhum coordenador designado para este curso.

Corpo Docente


Denominação do Curso Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial
Nível Graduação Tecnológica
Modalidade Tecnológico
Titulação conferida Tecnólogo em Gestão Comercial
Tempo de integralização Mínimo de 02 anos – Máximo de 4 anos
Carga horária 1.700 horas
Regime escolar Sistema de Créditos
Forma de ingresso Vestibular, ENEM, transferência, reabertura de matrícula, mudança de Curso e Graduados.
Turnos de funcionamento Noturno
1º Período
Cód. Disc. Disciplina Ch. Prá. Ch. Teó. Ch. Tot. Créd. Tipo Pré – requisitos
00492 ECONOMIA E MERCADO 60 60 3 Obg
00493 GESTÃO CONTEMPORÂNEA 60 60 3 Obg
00494 LEGISLAÇÃO APLICADA AO COMÉRCIO 60 60 3 Obg
00495 FUNDAMENTOS DE MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO 60 60 3 Obg
00496 PROJETO INTEGRADOR: GESTÃO CONTEMPORÂNEA 100 100 5 Obg
00501 METODOLOGIA CIENTÍFICA 60 60 3 Obg
2º Período
Cód. Disc. Disciplina Ch. Prá. Ch. Teó. Ch. Tot. Créd. Tipo Pré – requisitos
00491 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 60 3 Obg
00497 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 60 60 3 Obg
00498 GESTÃO DA QUALIDADE 60 60 3 Obg
00499 MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA 60 60 3 Obg
00500 LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS 60 60 3 Obg
00502 PROJETO INTEGRADOR: LOGÍSTICA E OPERAÇÕES DE GESTÃO COMERCIAL 100 100 5 Obg
3º Período
Cód. Disc. Disciplina Ch. Prá. Ch. Teó. Ch. Tot. Créd. Tipo Pré – requisitos
00503 MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS 60 60 3 Obg
00504 GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL 60 60 3 Obg
00505 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS 60 60 3 Obg
00506 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 60 60 3 Obg
00508 PROJETO INTEGRADOR: GESTÃO DE VAREJO 100 100 5 Obg
00514 EDUCAÇÃO AMBIENTAL 60 60 3 Obg
4º Período
Cód. Disc. Disciplina Ch. Prá. Ch. Teó. Ch. Tot. Créd. Tipo Pré – requisitos
00509 CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS 60 60 3 Obg
00510 GESTÃO E EMPREENDEDORISMO 60 60 3 Obg
00511 NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA 60 60 3 Obg
00512 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 60 60 3 Obg
00733 PROJETO INTEGRADOR: GESTÃO COMERCIAL ESTRATÉGICA 100 100 5 Obg
Optativas
Cód. Disc. Disciplina Ch. Prá. Ch. Teó. Ch. Tot. Créd. Tipo Pré – requisitos
00507 TÓPICOS TEOLÓGICOS 60 60 3 Opt
00515 HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA 60 60 3 Opt
00516 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 60 60 3 Opt
Resumo da Matriz
Total Carga horária de Disciplinas Obrigatórias: 1540
Total Carga horária de Disciplinas Optativas: 60
Atividade complementares: 100
Carga Horária Total do Curso: 1700

O perfil profissional desejado ao egresso do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial guarda profundo vínculo com o compromisso da Cisne – Faculdade Tecnológica de Quixadá em contribuir para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade brasileira, atendendo ao mercado local e regional.

O egresso do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial estará apto a atuar no varejo, gerenciando diversos tipos de empresas e segmentos de forma empreendedora e inovadora, utilizando ferramentas variadas, envolvendo marketing, gestão de pessoas, logística, formação de preços e gerenciamento de custos e finanças. A compreensão das atividades técnicas e operacionais também lhe conferirá habilidades para criar, administrar e avaliar negócios próprios. As habilidades do egresso tratarão, ainda, da compreensão da natureza humana, suas dimensões, expressões e fases, para que em sua interação com clientes externos e internos de organizações comerciais sejam éticos e profícuos, gerando resultados positivos a si próprios, a seu grupo, à organização e à sociedade, de forma ampla e sustentável.

O egresso terá o domínio de conhecimentos teóricos e práticos; raciocínio lógico; capacidade para conviver com a complexidade e diversidade; mobilizar recursos; agir de forma preventiva e pró-ativa; apresentar espírito empreendedor e inovador; comportamento ético, direcionamento para o trabalho em equipe e aprendizado contínuo, habilidade para atuar de forma interdisciplinar, capaz de empreender técnicas de gestão e analisar as informações financeiras e econômicas para a tomada de decisões nos negócios.

Além da formação teórica, o egresso deverá ter desenvolvido a competência profissional, definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais dos Cursos Tecnológicos, como a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico, descritos nos seguintes níveis:

Competências e habilidades Gerais

  1. Saber atuar profissionalmente na Gestão no Varejo;
  2. Gerir e transitar em diversos ramos do varejo;

III. Entender as diferentes atividades relacionadas com o setor varejista, incluindo aspectos de Marketing, Recursos Humanos, Operações, Logística, Contabilidade, Custos e Finanças;

  1. Utilizar as ferramentas de gestão para Planejar, Organizar, Controlar e Avaliar uma empresa no segmento do varejo;
  2. Investigar, analisar, organizar e controlar operações inerentes ao comércio do varejo;
  3. Utilizar conceitos, ferramentas e processos necessários para a realização das atividades profissionais do dia-a-dia de uma empresa do setor varejista;

VII. Compreender o funcionamento dos estabelecimentos do varejo;

VIII. Gerenciar atividades do varejo;

  1. Compreender as tendências do setor varejista;
  2. Saber negociar;
  3. Conhecer as atividades técnicas e operacionais do comércio varejista;

XII. Administrar o próprio negócio e o de terceiros;

XIII. Compreender acerca do posicionamento de empresas e produtos no mercado;

XIV. Estruturar planejamento estratégico e tático para o varejo;

  1. Supervisionar e coordenar unidades de negócio no segmento do varejo;

XVI. Conhecer o mercado de atuação local, regional, nacional e internacional.

Competências e habilidades Específicas

  1. Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
  2. Ser capaz de estabelecer e gerir relacionamentos entre pessoas das diferentes áreas de conhecimento, e de trabalhar com equipes na busca de resultados organizacionais;

III. Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;

  1. Ser capaz de propor soluções ou empreender ações para as empresas de varejo em prol da qualidade de vida da população;
  2. Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;
  3. Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em gestão comercial;

VII. Ser capaz de adaptar-se às diferentes situações e transformações que ocorrem com as empresas de varejo;

VIII. Utilizar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de sistemas para aplicar no comércio;

  1. Ser capaz de criar, de perceber, de idealizar e propor soluções e ações que conduzam à inovação da gestão;
  2. Desenvolver ações e interpretar cenários que possam vir a afetar, direta ou indiretamente, a gestão das empresas de varejo;
  3. Atuar nas diferentes áreas do comércio varejista;

XII. Planejar, implantar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores;

XIII. Verificar quais as implicações das tomadas de decisões atuais para um futuro próximo em relação à sobrevivência das empresas de varejo;

XIV. Gerar resultados para as empresas de varejo, tanto de forma qualitativa como quantitativa;

  1. Identificar novas oportunidades de negócios e também formular e implementar ações inovadoras voltadas para a gestão das empresas de varejo;

XVI. Influenciar, estimular e mobilizar positivamente as pessoas para o alcance de objetivos e para dispor e otimizar recursos;

XVII. Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;

XVIII. Interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;

XIX. Avaliar riscos e escolher soluções adequadas, observando sua implementação, assumindo responsabilidade pelas consequências e pelos resultados;

  1. Interagir com as partes envolvidas no processo, na busca pelo compromisso entre ideias, propósitos ou interesses e pelo alcance dos melhores resultados possíveis para as empresas de varejo;

XXI. Estabelecer relações e conexões nos diferentes contextos vivenciados pelas empresas de varejo;

XXII. Assessorar órgãos, empresas e instituições comerciais.

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