Produção Publicitária » Faculdade Cisne de Quixadá
Logotipo VLibras VLibras 
O conteúdo desse website pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Produção Publicitária

Produção Publicitária

CURSOS

Produção Publicitária

O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente. (Fonte: Guia do Estudante – Abril)

Mercado de trabalho:

O mercado de publicidade e propaganda é bem concorrido. As faculdades formam um número expressivo de publicitários a cada ano, e a demanda não é tão grande nos nichos mais tradicionais, como agências de publicidade. “Essa demanda se explica pelas novas possibilidades de atuação, principalmente em comunicação on-line, já que as empresas sentem cada vez mais a necessidade de estar presente na internet, em sites e redes sociais.” Os tecnólogos também encontram um cenário aquecido.

“As principais oportunidades estão nas atividades relacionadas à fotografia, produção audiovisual e propaganda digital”. Nessas frentes, o profissional planeja, executa e gerencia os processos de produção, fazendo seleção e produção com fotógrafos, programadores de tecnologia, designers, webdesigners e ilustradores. “As demandas regionais existem, os mercados vêm se desenvolvendo e os profissionais formados pelas faculdades locais têm tido bom grau de aproveitamento em suas regiões”. (Fonte: Guia do Estudante – Abril)

Objetivo geral

Formar Tecnólogos em Produção Publicitária éticos, críticos e competentes para gerenciar equipes, planejar, organizar, aprovar e veicular produtos comunicacionais, com capacidade constante de reflexão sobre o seu campo de atuação, frente às necessidades da sociedade contemporânea.

Objetivos específicos

• Desenvolver no aluno habilidades para o planejamento, criação, produção e veiculação de campanhas publicitárias e promocionais;

• Identificar e aperfeiçoar as aptidões e habilidades individuais dentro das diversas atividades da área;

• Desenvolver e aprimorar a capacidade criativa e a iniciativa profissional, estimulando-os à investigação e ao empreendedorismo;

• Contextualizar a importância e o papel da produção publicitária na equação do consumo, através de suas diversas ferramentas;

• Apresentar todas as etapas do processo de criação, planejamento, divulgação, acompanhamento, manutenção, posicionamento e reposicionamento de marcas e produtos;

• Capacitar os estudantes no desenvolvimento de atividades relacionadas aos trabalhos gráficos, plásticos e estéticos, destinadas a exaltar e difundir produtos pela imagem, palavra e/ou som;

• Analisar o comportamento e as expectativas do consumidor para que sejam atendidas e até superando seus anseios;

• Desenvolver atividades relacionadas a trabalhos gráficos, plásticos e estéticos, destinadas a exaltar e difundir pela imagem, palavra e/ou pelo som, produtos, serviços e ideias;

• Capacitar o aluno no planejamento e execução de projetos de pesquisa, permitindo a geração de novos conhecimentos e o desenvolvimento de técnicas adequadas à realidade regional;

• Estimular e orientar a prática da Responsabilidade Social e da atividade moral e ética no campo da comunicação, alertando-o para a responsabilidade do acesso aos veículos de comunicação e consequente formação de opinião / comportamento da população;

• Estimular o exercício da docência;

• Habilitar para a atuação na gerência de agências, veículos de comunicação, departamentos de propaganda de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços;

• Estimular o aluno para ser agente potencial de mudança e transformação social.

Salário médio do profissional da área:

Fonte: trabalhabrasil.com.br | Atualizado em: 12/2018

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1288.22

R$ 1610.28

R$ 2012.85

R$ 2516.06

R$ 3145.08

Média

R$ 1674.70

R$ 2093.37

R$ 2616.71

R$ 3270.89

R$ 4088.61

Grande

R$ 2177.10

R$ 2721.38

R$ 3401.72

R$ 4252.15

R$ 5315.19

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1595.58

R$ 1994.47

R$ 2493.09

R$ 3116.36

R$ 3895.45

Média

R$ 2074.26

R$ 2592.82

R$ 3241.02

R$ 4051.28

R$ 5064.10

Grande

R$ 2696.53

R$ 3370.66

R$ 4213.33

R$ 5266.66

R$ 6583.33

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1103.90

R$ 1379.88

R$ 1724.85

R$ 2156.06

R$ 2695.08

Média

R$ 1435.08

R$ 1793.85

R$ 2242.31

R$ 2802.89

R$ 3503.61

Grande

R$ 1865.60

R$ 2332.00

R$ 2915.00

R$ 3643.75

R$ 4554.69

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1109.61

R$ 1387.01

R$ 1733.76

R$ 2167.2

R$ 2709

Média

R$ 1442.49

R$ 1803.11

R$ 2253.89

R$ 2817.36

R$ 3521.7

Grande

R$ 1875.24

R$ 2344.05

R$ 2930.06

R$ 3662.58

R$ 4578.23

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1089.99

R$ 1362.49

R$ 1703.11

R$ 2128.89

R$ 2661.11

Média

R$ 1416.98

R$ 1771.23

R$ 2214.04

R$ 2767.55

R$ 3459.44

Grande

R$ 1842.08

R$ 2302.60

R$ 2878.25

R$ 3597.81

R$ 4497.26

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1682.18

R$ 2102.73

R$ 2628.41

R$ 3285.51

R$ 4106.89

Média

R$ 2186.83

R$ 2733.54

R$ 3416.93

R$ 4271.16

R$ 5338.95

Grande

R$ 2842.89

R$ 3553.61

R$ 4442.01

R$ 5552.51

R$ 6940.64

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1497.28

R$ 1871.60

R$ 2339.50

R$ 2924.38

R$ 3655.48

Média

R$ 1946.46

R$ 2433.08

R$ 3041.35

R$ 3801.69

R$ 4752.11

Grande

R$ 2530.41

R$ 3163.01

R$ 3953.76

R$ 4942.20

R$ 6177.75

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 1807.42

R$ 2259.28

R$ 2824.10

R$ 3530.13

R$ 4412.66

Média

R$ 2349.65

R$ 2937.06

R$ 3671.33

R$ 4589.16

R$ 5736.45

Grande

R$ 3054.54

R$ 3818.18

R$ 4772.73

R$ 5965.91

R$ 7457.39

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 3806.19

R$ 4757.74

R$ 5947.18

R$ 7433.98

R$ 9292.48

Média

R$ 4948.05

R$ 6185.06

R$ 7731.33

R$ 9664.16

R$ 12080.20

Grande

R$ 6432.46

R$ 8040.58

R$ 10050.73

R$ 12563.41

R$ 15704.26

Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena

R$ 4267.60

R$ 5334.50

R$ 6668.12

R$ 8335.15

R$ 10418.94

Média

R$ 5547.88

R$ 6934.85

R$ 8668.56

R$ 10835.70

R$ 13544.63

Grande

R$ 7212.24

R$ 9015.30

R$ 11269.13

R$ 14086.41

R$ 17608.01

Requisitos Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Experiência (em anos)

Até 2

2 a 4

4 a 6

6 a 8

+ de 8

Critérios Pequeno Média Grande
Receita Bruta Anual (R$)

Até 10,5 mil

10,5 - 300 mil

+ 300 mil

Número de Funcionários

Até 99

100 - 499

+ de 499

Coordenador(a)




Nenhum coordenador designado para este curso.

Corpo Docente


Denominação do Curso Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária
Nível Graduação Tecnológica
Modalidade Tecnológico
Titulação conferida Tecnólogo em Produção Publicitária
Tempo de integralização Tempo de Integralização Mínimo de 02 anos – Máximo de 4 anos
Carga horária 1.700 horas
Regime escolar Sistema de Créditos
Forma de ingresso Vestibular, ENEM, transferência, reabertura de matrícula, mudança de Curso e Graduados.
Turnos de funcionamento Noturno
1º Período
Disciplina Ch. Prá. Ch. Teó. Ch. Tot. Créd. Tipo Pré – requisitos
00491 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 60 3 Obg
00572 TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 60 60 3 Obg
00573 MARKETING E GESTÃO DE MARCA 60 60 3 Obg
00574 COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA À PUBLICIDADE E PROPAGANDA 60 60 3 Obg
00575 FUNDAMENTOS DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA 60 60 3 Obg
00576 PROJETO INTEGRADOR I – GESTÃO ESTRATÉGICA E GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS 100 100 5 Obg
400 400 20
2º Período
Disciplina Ch. Prá. Ch. Teó. Ch. Tot. Créd. Tipo Pré – requisitos
00501 METODOLOGIA CIENTÍFICA 60 60 3 Obg
00577 DESIGN GRÁFICO APLICADO À PUBLICIDADE E PROPAGANDA 60 60 3 Obg
00579 FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL 60 60 3 Obg
00580 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA 60 60 3 Obg
00581 PROJETO INTEGRADOR II – ÉTICA, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 100 100 5 Obg
00584 CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA 60 60 3 Obg
400 400 20
3º Período
Disciplina Ch. Prá. Ch. Teó. Ch. Tot. Créd. Tipo Pré – requisitos
00507 TÓPICOS TEOLÓGICOS 60 60 3 Obg
00582 DIREÇÃO DE ARTE 60 60 3 Obg
00583 MÍDIA 60 60 3 Obg
00585 TEXTO PUBLICITÁRIO 60 60 3 Obg
00586 FOTOPUBLICIDADE 60 60 3 Obg
00587 PROJETO INTEGRADOR III – AGÊNCIA LABORATÓRIO 100 100 5 Obg
400 400 20
4º Período
Disciplina Ch. Prá. Ch. Teó. Ch. Tot. Créd. Tipo Pré – requisitos
00510 GESTÃO E EMPREENDEDORISMO 60 60 3 Obg
00588 PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA IMPRESSA 60 60 3 Obg
00589 PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA ON-LINE 60 60 3 Obg
00590 PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM ÁUDIO E VÍDEO 60 60 3 Obg
00592 PROJETO INTEGRADOR IV – GESTÃO DE PORTIFÓLIOS E EMPREGABILIDADE 100 100 5 Obg
340 340 17
Optativas
Disciplina Ch. Prá. Ch. Teó. Ch. Tot. Créd. Tipo Pré – requisitos
00515 HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA 60 60 3 Opt
00516 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 60 60 3 Opt
00517 RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE 60 60 3 Opt
00617 PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 60 60 3 Opt
240 240 12
Resumo da Matriz
Total Carga horária de Disciplinas Obrigatórias: 1.540
Total Carga horária de Disciplinas Optativas: 60
Total Carga horária de Estágio:
Atividade complementares: 100
Carga Horária Total do Curso: 1.700

A partir de sua formação crítica, ética e cristã, o profissional formado pela Faculdade Tecnológica de Quixadá poderá inovar o seu campo de atuação e a sua própria prática profissional. Sua atuação se caracterizará pelo constante compromisso com as causas sociais da cidade e princípios éticos, intervindo na construção de soluções pertinentes.

O profissional deverá atuar nas áreas da Produção Publicitária sendo capaz de propor e executar ações de comunicação publicitária e estratégias de mercado, a fim de atender aos objetivos institucionais e mercadológicos dos setores públicos e privados.

Desta forma, os profissionais deverão ter conhecimento das ferramentas comunicacionais e mercadológicas aplicadas à Produção Publicitária, para definir objetivos e estratégias como soluções para problemas de comunicação; devem dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação, e ainda, executar e orientar o trabalho de criação, produção, planejamento, execução e administração de campanhas publicitárias.

Como habilidades necessárias para a formação integral do egresso do curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária estão o planejamento, a criação, a produção, a difusão e a gestão da comunicação publicitária e ações de marketing.

O egresso da CISNE – Faculdade Tecnológica de Quixadá deverá apresentar o seguinte perfil:

• Atuar no segmento da Produção Publicitária com capacidade de articular estratégias de mercado, técnicas e meios de comunicação com o público; Deve ser crítico e criativo. Utilizar o referencial teórico-prático para analisar todas as questões que envolvem a prática publicitária;

• Atuar em agências de propaganda, empresas anunciantes e áreas afins, como veículos de comunicação, produtoras de Rádio/TV, planejamento gráfico, editoração eletrônica, marketing e promoção;

• Planejar, criar, produzir, veicular e pesquisar anúncios e campanhas publicitárias e promocionais;

• Possuir iniciativa empreendedora, com capacidade para desenvolver projetos públicos ou privados, planejar e executar projetos próprios e que resultem no seu sucesso profissional, bem como ficar sempre atento às iniciativas inovadoras e criativas;

• Interpretar objetivos mercadológicos de empresas e instituições e traduzi-los em objetivos e procedimentos de comunicação adequados às diferentes situações;

• Desenvolver planejamento, criação, produção, difusão, avaliação e gestão da produção publicitária em empresas especializadas, em empresas e instituições anunciantes, em veículos ou em assessorias de comunicação;

• Interpretar dados relativos ao consumidor, à audiência e circulação dos veículos de comunicação e ao mercado, para aplicação no processo de produção publicitária;

• Praticar a Responsabilidade Social no campo da Comunicação.

No sentido estritamente pedagógico, o egresso da CISNE – Faculdade Tecnológica de Quixadá aprendeu a aprender e por isso cumpre o pré-requisito fundamental de autonomia intelectual e busca incessante por aperfeiçoamento.

Competências e habilidades

Além da formação teórica, o egresso deverá ter desenvolvido a competência profissional, definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais dos Cursos Tecnológicos, como a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico, descritos abaixo nos seguintes níveis:

Nível de conhecimento e compreensão

O egresso deverá ser capaz de demonstrar conhecimento e compreensão sobre:

• As principais Teorias que norteiam o pensamento relativo ao Campo da Comunicação e à área da Produção Publicitária, com uma perspectiva analítica, crítica, reflexiva e sistematizada;

• A construção do texto verbal e visual para criação de peças publicitárias;

• Tecnologias e metodologias aplicadas à Produção Publicitária;

• Linguagens textuais, visuais e audiovisuais;

• Resolução de problemas com criatividade e ética;

• Conceitos de Comportamento Empresarial e o desenvolvimento das Empresas;

• Artes Visuais e Imagem;

• Sociedade e o desenvolvimento das relações humanas.

Nível de habilidade

O egresso deverá ser capaz de:

• Identificar as necessidades dos clientes, pessoas ou empresas;

• Elaborar projetos e interpretar relatórios pertinentes;

• Traçar estratégias alinhadas com a missão e objetivos do projeto a que se dedica;

• Auxiliar no Diagnóstico do projeto, escopo de seu trabalho ou da sua equipe, propor melhorias minimizando o impacto ambiental;

• Traçar estratégias para Gestão dos projetos de sua responsabilidade;

• Produzir textos e imagens claros, coerentes e adequados ao leitor, privilegiando a língua padrão;

• Manusear softwares gráficos e de edição;

• Desenvolver o raciocínio lógico e criativo.

Nível de atitude

O egresso será estimulado para:

• Desenvolver senso crítico diante do seu campo e área profissional;

• Desenvolver uma postura reflexiva e crítica de seu papel nas empresas ou escritórios onde trabalha;

• Ser empreendedor;

• Potencializar sua criatividade através de exercícios cotidianos;

• Ser ético nas relações e na sua atuação profissional.

Esse site usa cookies. Ao continuar a navegação, você concorda com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.