Graduação Tecnológica: Tudo que você sempre quis saber

Posts

Graduação Tecnológica: Tudo que você sempre quis saber

10 de janeiro de 2019 - Atualizado em 15 de janeiro de 2019 ás 17:17

Você sabe o que é uma graduação tecnológica?

Curso superior tecnológico ou graduação tecnológica são expressões utilizadas para definir um curso de graduação, geralmente com duração de dois ou três anos. Um curso consideravelmente mais curto, se comparado ao bacharelado com duração de quatro a cinco anos.

Na graduação tecnológica é dado enfoque no desenvolvimento de competências profissionais mais específicas. No caso, as habilidades são mais práticas e voltadas a demandas do mercado de trabalho.

Esclarecendo uma dúvida comum, o curso de graduação tecnológica trata-se sim de um curso de nível superior como qualquer outro. Dessa forma, concede ao aluno o diploma superior e o direito de fazer, uma pós graduação, mestrado e até mesmo doutorado.

Quem pode cursar a graduação tecnológica?

Assim como qualquer curso superior, a graduação tecnológica é aberta a qualquer candidato que tenha concluído o ensino médio (ou equivalente) e tenha sido classificado por processo seletivo.

Os graduados nos cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas denominam-se tecnólogos.

Opções de cursos para graduação tecnológica

A partir de um levantamento recente do MEC, existem atualmente 112 graduações distribuídas em 13 eixos tecnológicos, caracterizando cursos de graduação tecnológica.

Compilamos abaixo a lista de eixos tecnológicos:

• Ambiente e Saúde
  • Apoio Escolar
  • Controle e Processos Industriais
  • Gestão e Negócios
  • Hospitalidade e Lazer
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança

Confira a lista completa de cursos de graduação tecnológica no portal do MEC. O catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia contempla todas as opções de cursos presentes no país hoje.

Como é o mercado de trabalho para os tecnólogos?

Com salários que podem ultrapassar os R$ 20 mil, os alunos formados em cursos de graduação tecnológica estão dando o que falar no mercado de trabalho.

Por meio de um curso superior de curta duração é possível buscar emprego mais rapidamente em áreas que estão oferecendo ótimos salários hoje em dia. Isso mesmo em tempos de economia desacelerada.

Algumas profissões estão ganhando ainda mais importância devido ao seu caráter estratégico e transformador, capaz de ajudar as organizações a superarem períodos de dificuldades.

Confira abaixo o segmento de dois dos cursos de graduação tecnológica e suas respectivas faixas salariais:

Gestão de Recursos Humanos

Gestão de RH é um curso que está sempre em alta no mercado. Nele, o aluno aprende técnicas e metodologias de gestão de pessoas, recrutamento, seleção, retenção de talentos, etc.

Veja alguns exemplos de salários nessa área:

• Gerente de RH – de R$ 10.500 a R$ 25.000
  • Coordenador de RH – de R$ 7.000 a R$ 12.500
  • Analista de RH – de R$ 4.500 a R$ 8.700

Gestão Comercial

O gestor comercial é o profissional que controla as vendas em diferentes negócios. Ele responde por análises comerciais, planejamento de mercado, relacionamento com clientes e ajuda no processo de tomada de decisão. O curso dura apenas dois anos.

Os salários podem chegar aos seguintes patamares:

• Gerente Comercial – de R$ 5.500 a R$ 18.000
  • Analista de Fusões e Aquisições – de R$ 7.000 a R$ 16.500
  • Executivo de Contas – de R$ 5.500 a R$ 10.000

A graduação tecnológica é uma excelente opção para rápida absorção do mercado de trabalho a partir do máximo desempenho técnico e prático.

Escolher o curso não é nada fácil, mas é importante ter em mente que não há nada mais gratificante do que se sentir realizado com a profissão escolhida.

Por isso te convido a conhecer agora mesmo os cursos de graduação tecnológica da Cisne – Faculdade de Quixadá. Confira as opções que a instituição têm para oferecer e inicie a construção de sua carreira de sucesso em poucos anos!

Já sabe qual curso gostaria de fazer? Inscreva-se no Vestibular da Cisne. 🙂 A prova será dia 03/02/19. Faça de 2019 o grande ano da sua vida. Realize-se!