EAD OU AULA REMOTA? » Faculdade Cisne de Quixadá
Logotipo VLibras VLibras 
O conteúdo desse website pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EAD OU AULA REMOTA?

Notícias

EAD OU AULA REMOTA?

5 de abril de 2020 - Atualizado em 5 de abril de 2020 ás 11:10

Profa Dra Manuela Fonseca Grangeiro
Coordenadora de Graduação
CISNE Faculdade de Quixadá

A pandemia docoronovírus-COVID-19 tem provocado inúmeros transtornos sociais, emocionais eeconômicos nos mais diversos países, trata-se de uma crise mundial. No Brasil,em pouco mais de um mês, já temos mais de 5.000 casos, sendo o estado do Ceará,o terceiro estado com maior número de contaminados.

Diante desse cenário, oGoverno do Estado do Ceará decretou, entre outras medidas, a suspensão deatividades presenciais em instituições educacionais por 30 dias a partir do dia31/03/2020, da educação infantil ao ensino superior, para a rede pública eprivada.

Para as Instituições deEnsino Superior-IES, foi autorizado o uso de recursos remotos para os cursospresenciais. As IES da rede privada têm procurado atender essa orientação. Éuma solução emergencial diante da calamidade de saúde pública que estamosvivendo, sendo a melhor alternativa encontrada para que os danos sejam osmenores possíveis quanto ao cumprimento do calendário acadêmico, resguardando asaúde dos docentes e discentes, e cumprindo a determinação governamental deisolamento social.

A oferta de aulas remotas,com uso das tecnologias, quer dizer que as atividades previstas de modopresencial, serão ofertadas online, preferencialmente no horário das aulas,onde os estudantes têm interação em tempo real com o professor, seguindo oconteúdo programático e plano de ensino do semestre. O uso dessas ferramentastecnológicas pelo próprio professor, faz com que a Instituição mantenha oquadro de docentes ativo, como também pede o investimento em atualização esustentação desses recursos tecnológicos.

Temos recebido algunsquestionamentos do tipo: “isso é EaD?” Esclarecemos que não se configura comoEaD, visto que para essa modalidade, a estrutura de oferta é diferente. Pois,refere-se a conteúdos de aulas gravadas e material didático digital, sendo autoexplicativo,dispensando a presença do professor, além de uma estrutura de tutoria paraacompanhamento das atividades. O que não é o caso.

Dessa forma, os docentes têmse esforçado para organizar suas aulas online com a mesma qualidade da aularegular, com toda a disponibilidade de interação com os discentes e, por issomesmo, tem se chamado de aula presencial remota.

Reiteramos que essa organização momentânea atende a autorização legal, segundo o decreto estadual nº 33.532/2020, a portarias do MEC nº 343 e 345/2020, a Nota Técnica n.º 14/2020/CGEMM/DPDC/SENACON/MJ e a Circular 008/2020 do SINEPE-CE. Esses encaminhamentos acontecem movidos pelo contexto de força maior e o esforço é para que os impactos sejam mínimos quanto ao cumprimento das atividades acadêmicas. Essa organização das aulas remotas, estão autorizadas apenas para o conteúdo teórico. Toda a carga horária de atividade prática de laboratório, como também os estágios estão temporariamente suspensas e só voltarão quando a medida de isolamento social cessar.

Desejamos bons estudos eestamos à disposição.

#fiqueemcasa #naoeferias #osestudoscontinuam


Esse site usa cookies. Ao continuar a navegação, você concorda com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.