FNDE prorroga prazo para renovação de contratos do Fies

FNDE prorroga prazo para renovação de contratos do Fies

3 de maio de 2018 - Atualizado em 16 de outubro de 2018 ás 09:17

Estudantes terão até 10/5 para realizar o aditamento.

Geyson Magno/MEC

O prazo para fazer a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2018 foi prorrogado para 10/5. Até então, os estudantes deveriam fazer o aditamento até segunda-feira, 30/4. Em razão do grande número de acessos no último dia de renovação, o sistema SisFies apresentou instabilidades. Por isso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, resolveu estender o prazo.

De acordo com o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, a decisão foi tomada para que todos os estudantes tenham tempo suficiente para realizar o processo. “Vamos assegurar o direito de todos os beneficiados pelo Fies, mas é importante que os alunos que ainda não fizeram o procedimento de renovação não deixem para a última hora novamente”, ressaltou o presidente.

Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre.  O pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino para depois as informações serem validadas pelos estudantes no SisFies. Neste semestre cerca de 1,1 milhão de contratos devem ser renovados.

Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa) para finalizar a renovação.  Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Novo Fies – Estudantes que ingressarem no Fies a partir de 2018 já entrarão em um novo sistema de financiamento. O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil moderno, em que o programa está dividido em várias modalidades diferentes que oferecem condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia para cada candidato. Mais informações sobre o novo modelo podem ser obtidas na página do Fies.

Veja na íntegra em

FNDE