Nota conjunta de repúdio e de apoio e solidariedade

22 de novembro de 2018 - Atualizado em 23 de novembro de 2018 ás 16:33

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SEDIADAS EM QUIXADÁ
NOTA CONJUNTA DE REPÚDIO E DE APOIO E SOLIDARIEDADE

Nós, gestores das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, sediadas em Quixadá/CE, considerando as desrespeitosas acusações que foram feitas à Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE) e aos servidores que ali trabalham, vimos a público manifestar-nos nos seguintes termos:

1. A FECLESC foi a primeira Instituição de Ensino Superior instalada em Quixadá, gestada em 1976 e encampada pela UECE em 1983, configurando-se como o marco da união de todos os quixadaenses, em favor da interiorização do ensino superior em nossa região. Seu objetivo institucional foi e continua sendo a formação de profissionais de educação não só comprometidos com o desenvolvimento cultural e social do Sertão Central, mas, também, empenhados em reduzir as desigualdades sociais, ainda tão presentes em nosso meio.
  2. Ao longo destes 35 anos de existência, a contribuição da FECLESC é inestimável, haja vista a entrega para a sociedade cearense de milhares de professores, os quais, compartilhando o cotidiano sofrido de nossa gente, exercem tão sublime sacerdócio no altar das salas de aula dos ensinos fundamental, médio e superior.
  3. Composta por docentes da mais alta qualidade acadêmica (86 professores mestres e doutores), a FECLESC posiciona-se na vanguarda do ensino superior ao ofertar, em sua sede, além de 08 cursos graduação, 04 cursos de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado. Seus discentes, oriundos de diversas cidades do Sertão Central cearense, destacam-se sob os mais diversos aspectos, conscientes do papel a que, desde já, são chamados a desempenhar.
  4. Portanto, qualquer ato ou palavra que macule a história e os méritos da Instituição, bem como o valoroso trabalho dos gestores da FECLESC, dos seus professores, funcionários e alunos, traz consigo, no mínimo, o pleno desconhecimento do que seja esta Instituição.
  5. Desta forma, nós, gestores das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas sediadas em Quixadá/CE, abaixo firmados, levamos a conhecimento público o nosso repúdio às desrespeitosas manifestações que recentemente foram direcionadas à FECLESC, professores e alunos, através de redes sociais e de meios de comunicação locais.
  6. Ao mesmo tempo, expressamos nosso total apoio e solidariedade à Instituição e à sua alta administração, nas pessoas do Prof. Me. Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza, Diretor, e Prof. Dr. Makarius Oliveira Tahim, Vice-Diretor.
  7. Na qualidade de educadores, conclamamos o povo de Quixadá e do Sertão Central do Estado do Ceará a unir-se em torno dos que, dia e noite, não estão economizando suas energias para, através da educação, construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, embasada nos valores e princípios democráticos da cidadania e do respeito à pessoa humana e à sua dignidade.

Em Quixadá/CE, aos 22 de novembro de 2018.

Prof. Dr. Davi Romero de Vasconcelos – Diretor – UFC/Quixadá
Prof.ª Dra. Andréia Libório Sampaio – Vice-Diretora – UFC/Quixadá
Prof. Esp. Francisco Helder Caldas Albuquerque – Diretor – IFCE/Quixadá
Prof. LD. Manoel Messias de Sousa – Reitor – UNICATÓLICA/Quixadá