ProUni - Bolsas Remanescentes » Faculdade Cisne de Quixadá

ProUni – Bolsas Remanescentes

ProUni – Bolsas Remanescentes

23 de março de 2016 - Atualizado em 16 de outubro de 2018 ás 09:21

As inscrições para o processo seletivo das bolsas remanescentes do do Programa Universidade Para Todos (ProUni) referente ao 1º semestre de 2016 estarão abertas a partir de hoje, dia 23 de março de 2016, até o dia 31 de março de 2016.

O edital foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 18. Professores da rede pública de ensino, além dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, estão aptos a concorrer às bolsas parciais e integrais, de acordo com os critérios de renda previstos para o programa. O candidato não pode ter nota zero na redação e precisa ter, no mínimo, 450 pontos na média no Enem. Para mais informações confira o Edital, clicando aqui.

O que são as bolsas remanescentes do Prouni?

São consideradas bolsas remanescentes aquelas eventualmente não ocupadas no decorrer do processo regular do Prouni.

Quem pode se inscrever a uma bolsa remanescente do Prouni?

Pode se inscrever às bolsas remanescentes do Prouni o candidato que atenda a uma das condições a seguir:

• seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou
  • tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos um dos requisitos abaixo:

• ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
  • ser pessoa com deficiência; ou,
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
Qual o período de inscrições para as bolsas remanescentes do Prouni?

As inscrições estarão abertas a partir do dia 23 de março de 2016 e poderão ser realizadas:

a) até o dia 31 de março de 2016: caso o candidato não esteja matriculado na instituição em que deseja se inscrever; ou

b) até o dia 31 de maio de 2016: caso o candidato já esteja matriculado na instituição em que deseja se inscrever.

Como fazer a inscrição para a bolsa remanescente do Prouni?

A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela internet, acessando a página do Prouni no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br.