Resultado do P-Fies, modelo operado pelos bancos, sai nesta segunda

6 de agosto de 2018 - Atualizado em 6 de agosto de 2018 ás 09:21

Modalidade atende candidatos cuja renda per capita esteja entre 3 e 5 salários mínimos.

O resultado do P-Fies, modalidade do financiamento operada por bancos, será divulgado nesta segunda-feira (6), na página do programa. O modelo atende candidatos cuja renda per capita esteja entre 3 e 5 salários mínimos.

De acordo com o Ministério da Educação, os candidatos selecionados devem comprovar as informações da inscrição em suas instituições de ensino.

Nesta edição, são ofertadas 155 mil vagas de financiamento, sendo 50 mil com juro zero.

Puderam participar da seleção estudantes que fizeram o Enem a partir da edição de 2010 e que obtiveram média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos. Aqueles que tiraram zero na redação ficam impedidos de pleitear uma vaga.

Além do P-Fies, o programa tem a modalidade clássica chamada Fies que atende candidatos cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse tipo de financiamento, o pagamento será feito com juros zero. Caso o estudante se encaixe nessa faixa de renda, só poderá participar do P-Fies se não houver vaga para o curso desejado na primeira modalidade.

Teto de semestralidade

A seleção do segundo semestre terá o retorno do limite máximo do valor das mensalidades cobertas pelo fundo. Ele voltará a cobrir cursos com mensalidades de até R$ 7 mil, ou R$ 42 mil por semestre. No primeiro semestre, o limite era de R$ 30 mil, o que permitia que apenas cursos com mensalidade de até R$ 5 mil pudessem participar do financiamento.

Conhecido como “teto da semestralidade”, esse limite de R$ 42 mil já existia no antigo modelo do Fies, mas foi reduzido no lançamento do Novo Fies, em nome da “sustentabilidade” do programa.

Veja na íntegra em

g1.com